quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Factores climáticos

1-latitude - influência na temperatura

Os raios solares atingem a superfície terrestre com diferentes graus de inclinação.

Nas zonas próximas do equador (zona intertropical) há uma menor inclinação dos raios solares logo as temperaturas são mais elevadas.
Nas zonas polares a maior inclinação dos raios solares provoca menor aquecimento.

Conclusão: Quanto maior a latitude maior é a inclinação dos raios solares logo a temperatura diminui à medida que nos afastamos do equador.
2-latitude - influência na pressão atmosférica e na precipitação
Baixas pressões (B) - O ar é mais leve e tem tendência a subir. Ao subir arrefece provocando a condensação do vapor de água (passagem do estado gasoso ao estado líquido); formam-se nuvens originando céu muito nublado e ocorrência de precipitação.
Altas pressões (A) - O ar é mais pesado e tem tendência a descer. Ao descer aquece e torna-se mais seco originando céu limpo e ausência de precipitação.


Podemos concluir que:

  • nas regiões equatoriais, onde há elevadas temperaturas, o ar sobe, formando-se centros de baixas pressões que originam precipitação muito abundante;

  • nas proximidade dos trópicos, o ar desce, originando altas pressões, que são responsáveis pelo tempo seco predominante nessas latitudes;

  • nas latitudes médias, dá-se a convergência do ar tropical com o ar polar, formando-se as baixas pressões que explicam a ocorrência de precipitação abundante;

  • nos polos onde há baixas temperaturas, formam-se altas pressões e por isso, há baixos valores de precipitação.

Proximidade ou afastamento do oceano - influência na temperatura


Os oceanos, por serem massas liquidas, demoram mais tempo a aquecer e a arrefecer do que os continentes, não atingindo temperaturas tão altas no Verão, nem tão baixas no Inverno. Assim, o mar exerce uma acção moderadora sobre as temperaturas das àreas litorais:
  • No Verão, o ar que se desloca dos oceanos para os continentes refresca o ar da áreas litorais, inpedindo que nelas se registem valores de temperatura muito elevados;
  • No Inverno, provoca o efeito contrário, impedindo que, nessas áreas, se verifiquem valores de temperatura muito baixos.

4- proximidade ou afastamento do oceano - influência na precipitação

As áreas litorais recebem a influência de ventos húmidos provenientes do oceano logo tem, geralmente, maior queda de precipitação do que nas zonas interior.

5 - Relevo - influência na temperatura e na precipitação

Nas zonas de montanha, as temperaturas são mais baixas porque, na camada inferior da atmosfera, a temperatura diminui à medida que a altitude aumenta.

1. chuvas orográficas - chuvas que resultam da subida do ar ao longo das vertentes de uma montanha.

O relevo também influencia a precipitação porque:

  • O ar quando encontra as vertentes das montanhas sobe;
  • Ao subir arrefece, provoca a condensação do vapor de água;
  • Formam-se nuvens que pode originar precipitação (chuva ou neve, conforme a temperatura);
  • Ao descer a montanha, na vertente oposta, o ar transporta menos humidade e, além disso, aquece, diminuindo a possibilidade de ocorrência de precitação.

Lição nº3

Sumário
  • A influência da latitude na temperatura, na precipitação e na pressão atmosférica.