1-latitude - influência na temperatura
Os raios solares atingem a superfície terrestre com diferentes graus de inclinação.
Nas zonas próximas do equador (zona intertropical) há uma menor inclinação dos raios solares logo as temperaturas são mais elevadas.
Nas zonas polares a maior inclinação dos raios solares provoca menor aquecimento.
Conclusão: Quanto maior a latitude maior é a inclinação dos raios solares logo a temperatura diminui à medida que nos afastamos do equador.
Conclusão: Quanto maior a latitude maior é a inclinação dos raios solares logo a temperatura diminui à medida que nos afastamos do equador.
2-latitude - influência na pressão atmosférica e na precipitação
Baixas pressões (B) - O ar é mais leve e tem tendência a subir. Ao subir arrefece provocando a condensação do vapor de água (passagem do estado gasoso ao estado líquido); formam-se nuvens originando céu muito nublado e ocorrência de precipitação.
Altas pressões (A) - O ar é mais pesado e tem tendência a descer. Ao descer aquece e torna-se mais seco originando céu limpo e ausência de precipitação.
Podemos concluir que:
- nas regiões equatoriais, onde há elevadas temperaturas, o ar sobe, formando-se centros de baixas pressões que originam precipitação muito abundante;
- nas proximidade dos trópicos, o ar desce, originando altas pressões, que são responsáveis pelo tempo seco predominante nessas latitudes;
- nas latitudes médias, dá-se a convergência do ar tropical com o ar polar, formando-se as baixas pressões que explicam a ocorrência de precipitação abundante;
- nos polos onde há baixas temperaturas, formam-se altas pressões e por isso, há baixos valores de precipitação.
Proximidade ou afastamento do oceano - influência na temperatura
Os oceanos, por serem massas liquidas, demoram mais tempo a aquecer e a arrefecer do que os continentes, não atingindo temperaturas tão altas no Verão, nem tão baixas no Inverno. Assim, o mar exerce uma acção moderadora sobre as temperaturas das àreas litorais:
- No Verão, o ar que se desloca dos oceanos para os continentes refresca o ar da áreas litorais, inpedindo que nelas se registem valores de temperatura muito elevados;
- No Inverno, provoca o efeito contrário, impedindo que, nessas áreas, se verifiquem valores de temperatura muito baixos.
4- proximidade ou afastamento do oceano - influência na precipitação
As áreas litorais recebem a influência de ventos húmidos provenientes do oceano logo tem, geralmente, maior queda de precipitação do que nas zonas interior.5 - Relevo - influência na temperatura e na precipitação
Nas zonas de montanha, as temperaturas são mais baixas porque, na camada inferior da atmosfera, a temperatura diminui à medida que a altitude aumenta.
1. chuvas orográficas - chuvas que resultam da subida do ar ao longo das vertentes de uma montanha.
O relevo também influencia a precipitação porque:
- O ar quando encontra as vertentes das montanhas sobe;
- Ao subir arrefece, provoca a condensação do vapor de água;
- Formam-se nuvens que pode originar precipitação (chuva ou neve, conforme a temperatura);
- Ao descer a montanha, na vertente oposta, o ar transporta menos humidade e, além disso, aquece, diminuindo a possibilidade de ocorrência de precitação.
1 comentário:
Atenção aos erros ortográficos. Têm que rever esta mensagem.
No relevo falta a influência na temperatura ( no título ). A noção de chuvas orográficas deve aparecer em último lugar.
Enviar um comentário