quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

As fases da evolução da população mundial

1º fase: Regime Demográfico Primitivo
(verifica-se até 1750)
Características:
  • O ritmo de crescimento era lento
  • As taxas de mortalidade eram muito elevadas
  • As taxas de natalidade eram muito elevadas
  • As taxas de crescimento natural eram muito baixas

As taxas de natalidade eram muito elevadas devido:

  • Á inexistência de métodos contraceptivos;
  • Aos filhos serem fonte de rendimento para a família;
  • Ao incentivo á procriação de parte da religião;
  • Aos casamentos ocorrerem precocemente;
  • Às famílias numerosa terem prestigio na sociedade.

As taxas de mortalidade eram muito elevadas devido:

  • Á falta de assistência médica e medicamentosa
  • A falta de condições sanitárias;
  • A grandes carências alimentares;
  • A guerras e epidemias frequentes.

2º fase: Revolução Demográfica

(verifica-se 1750 até 1950)

Características:

  • O ritmo de crescimento era rápido
  • As taxas de natalidade eram elevadas nos países mais desenvolvidos
  • As taxas de mortalidade diminuíram muito nos países mais desenvolvidos
  • As taxas de crescimento natural aumentaram nos países mais desenvolvidos

As taxas de mortalidade diminuíram devido:

  • Aos progressos técnicos com a revolução industrial e revolução agrícola;
  • A uma melhoria da alimentação;
  • A uma melhoria das condições sanitárias;
  • Aos progressos ao nível da medicina;
  • A uma melhoria das condições de vida da população

3º fase: Explosão Demográfica

(verifica-se desde1950 até a actualidade)

Características:

  • O ritmo de crescimento era muito rápido ou explosivo
  • As taxas de mortalidade são elevadas nos países menos desenvolvidos
  • As taxas de natalidade são baixas em todo o mundo
  • As taxas de crescimento natural são elevadas nos países menos desenvolvido

As taxas de mortalidade diminuíram nos países em desenvolvimento devido á ajuda internacional das organizações humanitária que prestam auxílio ao nível da saúde, alimentação, educação e obtenção de água potável.

33 comentários:

Sarinha*-*¹²³ disse...

Nossa achei esse blog o maximmo serio mas faltou uma teoria a quarta que fala do decrescimo populacional
bjs

Anónimo disse...

Genial dispatch and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thanks you for your information.

Mariana disse...

Adorei este blog , ajudou-me imenso a estudar para o teste ....A minha nota no teste foi excelente ....Obrigada continuem a fazer isto ....Um beijinho e obrigada

Anónimo disse...

Eu adorei o blog! O contu´rdo está muito bem colocado. Parabéns! :D

Anónimo disse...

esta horrivellll nao encontrei o que queria -.- ema mais coisas pa esse bloge eu tava era a procura das 3 fases do regime demografico e nem isso cambada de idiotas metam-se em cas --"

Anónimo disse...

Muito obrigado pela informaçao aqui postada. ajudou-me imenso para o meu trabalho e para o teste .. muito fixe ;D

Anónimo disse...

Optimo...muito bom..Parabéns:D adoro

Anónimo disse...

Oi, gostaria de informar que no seu blog só contém 3 fases, e na verdade são quatro! Mas muito bom o seu blog! Obrigada desde já!

Cristóvão Zacarias disse...

Obrigado... A informação é muito clara, ajudou-me a resolver O TPC de geografia... Obrigado mesmo!

Anónimo disse...

esse blog ajudou-me um pouco. mas podiam juntar ao nlogue mais interesse.. podiam juntar as causas das descidas das taxas de natalidade e mortalidade nos paises desenvolvidos e os factorws que fazem variar a natalidade e a mortalidade.. e outros assuntos.. alem dissoo podiam mudar a decoraçao ao blog.. metemdo-o doutras cores.. e metendo um parte so para o 8º ano.. outra para o 9º.. um para cada ano.. e tabem podiam juntar fichas de estudo e resumos... e tamebm fazer este blog ser visto e ouvido por outrras partes do mundo.. alem de pirtugal brasil. e outros.. mesmo o mundo inteiro.. e assim podia ate passar na televisao... e ficar famosso.. obrigada

kL

Anónimo disse...

ODEIEI ESTE BLOG.. mancam-se -.- esta uma porcaria. nao tem nada ... isto.. e juntarem interesse nao.. juntem a situaçao das taxas de natalidade e mortalidae.. juntem tudoo.. -.-odieii este blog.. vou ao blog (3000 geografy) que e muito mais interessante e tem op que procuroo.. e tem tambem uma deecoraçao muito mais bonita...

zulmira rabanete

Anónimo disse...

este blog ajudou me muito a minha preparação pra o teste que la vem na segunda feira dia 9 de Abril. Muito obrigado por tudo.

Anónimo disse...

valeu é otimo esse blos so faltou a quarta fase mais fora isso ta maravilhoso bjsss...........

Isaac Pedro disse...

a dorei este blog, nao foi preciso muito exercicio, obrigada.

Anónimo disse...

OMG, tanto contraste, nao consigo ler um caralho!!!!!

alguem que vc nunca esquece disse...

meu nome é maressa nascimento , sou professora do prevestibular aqui no estado de Pernambuco , esse blog contribuiu muito como base de dados pra elaboração de minha aula, meus parabéns,é um trabalho bonito e diferenciado.

Anónimo disse...

muito bom
ajudou-me imenso
obg

Anónimo disse...

muito obrigado pois encontrei a informação que tanto procurava muito obrigado e kanimambo diz assim em moçambique no lingua local do sul do pais

Unknown disse...

Ola o blog mim ajudou muito mais o que eu venho pedir a 4 fase
obrigado .....

Unknown disse...

Bom trabalho mas esta faltando a 4 fase

Unknown disse...

Bom trabalho mas esta faltando a 4 fase

Anónimo disse...

Gosto de pao

Depressed_girxl disse...

gostei apesar de faltar algum conteúdo mas para além disso não gostei minimamente da cor da letra em azul acho que o melhor seria preto mas títulos e subtítulos a cores obviamente. Por isso, acho que deviam fazer essa alteração mas, continuem com o bom trabalho! :)

Andrade Rafael Suaterra disse...

Adorei

Tha Cruz disse...

O blog Ajudou-me. Obrigado 👍

Unknown disse...

Gosto do blog, ajudou-me bastante, mas falta a 4° fase.

Unknown disse...

Achei muito ótimo tá tudo organizado muito obrigada

Miguel disse...

Muito obrigado pelos conteúdos que me foram fornecidos, está tudo bem planificado

Unknown disse...

Obrigado pelos conteúdos, já esclareci tudo através do blog

Unknown disse...

Fala me dá evolução da população mundial

Unknown disse...

Família ajuda me por isso

Anónimo disse...

Ajudou bastante

Anónimo disse...

O blog é muito bom. Contínuos todos organizados e bem claros. Gostei